Institucional

Quem somos

A CARITAS ARQUIDIOCESANA DE SÃO PAULO (CASP) é um organismo da Arquidiocese de São Paulo. Está constituída como uma associação civil independente, de direito privado, que opera com autonomia administrativa, patrimonial e financeira, sem fins lucrativos e com caráter assistencial.

A CASP tem como finalidade essencial promover o desenvolvimento integral da pessoa humana, na defesa de seus direitos, a partir do comprometimento com o reconhecimento e respeito de sua eminente dignidade, de modo a favorecer condições para que todas as pessoas, principalmente aquelas que se encontram em situação de vulnerabilidade social, sejam protagonistas no fortalecimento de uma sociedade que valorize o perdão e a justiça como virtudes fundamentais para a construção da paz e conforme o ensinamento da Doutrina Social da Igreja Católica.

Em defesa dos direitos humanos

Sem prejuízo de sua natureza jurídica de associação independente e de sua autonomia administrativa, patrimonial e financeira, a CASP é um organismo ligado à Arquidiocese de São Paulo na animação, promoção, caridade e articulação da ação social.

A gestão da CASP reflete sua missão enquanto organismo da Igreja Católica e suas realizações e condutas são lastreados em seus valores.

A Caritas Arquidiocesana de São Paulo atua a partir de sua sede central, localizada na zona norte da capital paulista, e de seus seis núcleos regionais e paróquias da Arquidiocese de São Paulo.

Nosso trabalho é focado na defesa dos direitos humanos e no desenvolvimento sustentável solidário de pessoas em situação de vulnerabilidade social, com o objetivo de defender a vida e construir uma sociedade justa, igualitária e plural.

História da CASP

Missão

Promover o desenvolvimento integral da pessoa humana e a construção do Bem Comum, dando testemunho do Amor de Deus (At 1,8) para a transformação da sociedade, com atenção especial aos que sofrem mais duramente as dificuldades da vida.

Visão CASP

Visão

Ser testemunho do comprometimento da Igreja Arquidiocesana de São Paulo com a construção fraterna do Bem Comum.

group of children photography

Valores

Símbolo Caritas

Diversidade

Reconhecimento e respeito à especificidade de cada pessoa humana, sempre portadora de sua dignidade transcendente.

Símbolo Caritas

Diálogo

Disponibilidade cordial para explicitar o próprio conhecimento e experiência e para acolher a realidade de terceiros, visando perceber demandas alheias à própria realidade.

Símbolo Caritas

Misericórdia

Dimensão ativa e dinâmica do amor paciente e benevolente de Deus, que impele a tocar com compaixão a miséria humana.

Símbolo Caritas

Solitude social

Gesto sensível e acolhedor em favor de outra pessoa, com predisposição naturalmente amável para servi-la, reconhecendo e respeitando a eminente dignidade desta outra.

Símbolo Caritas

Gratuidade

Expressão da fraternidade universal, que multiplica e alimenta a solidariedade pela pessoa debilitada à beira do caminho, quando alguém o socorre com bondade, nada esperando em troca.

Símbolo Caritas

Testemunho

Carisma específico que espelha a fé e a esperança no coração materno da Igreja e no rosto misericordioso do Deus de amor, de bondade e de ternura.

Casa-escola de caridade

person holding hands

A Caritas Arquidiocesana de São Paulo se entende como local de aprendizado e testemunho de vivência cristã, nos moldes de uma casa-escola de caridade, tanto para seus colaboradores internos quanto para as pessoas com quem interage.

O trabalho desenvolvido na CASP aponta para valores de vida, que estimulam o saber dar-se de si próprio, com solicitude e gratuidade.

É um ambiente onde todos podem desfrutar de abertura para o diálogo livre e sincero. Simultaneamente, é também uma escola de realismo da condição socioeconômica enfrentada pelas pessoas que padecem mais duramente a realidade da vida, estimulando em cada indivíduo o próprio amadurecimento e o desejo de participar diretamente da construção do Bem Comum.

Oração Caritas

Deus Misericordioso, nós Vos agradecemos todas as graças e dons de tantas pessoas que, impelidas pelo amor de Cristo, colocam-se como instrumento nas Vossas mãos, para servir com gratuidade àqueles que sofrem mais duramente as vicissitudes da vida.

Sozinhos nada conseguimos fazer; que Vosso Santo Espírito nos fortaleça na caridade, para sermos capazes de dar testemunho de fé e esperança da Luz de Deus no mundo. Que a Virgem Maria, Mãe da Igreja, nos inspire a oferecermos mais generosamente o dom de nós mesmos no serviço ao próximo. Amém.

Atendimento individualizado e sigiloso

A CASP oferece, para todas as pessoas que chegam a São Paulo solicitando a condição de refugiado e também àqueles que já obtiveram essa condição, um atendimento direto, individualizado e sigiloso, com a dedicação de uma equipe multidisciplinar e com experiência para a realização do atendimento direto das principais urgências e necessidades individuais das pessoas solicitantes de refúgio, jamais descuidando do caráter humanitário e caritativo do atendimento, que lhes favoreça a esperança de uma vida nova. Esse serviço está estruturado em 5 linhas de ação:

Acolhida

Recepção da pessoa migrante, que necessita de proteção internacional e que, muitas vezes, encontra-se em situação de franca vulnerabilidade social; triagem do perfil para detectar se a CASP tem condições de atendê-la; registro; encaminhamento interno para setores técnicos específicos.

Proteção

Orientações sobre todo o procedimento envolvido na solicitação de refúgio, entrevistas individuais, orientação jurídicas mediante as necessidades apresentadas, elaboração de parecer jurídico encaminhado ao ACNUR e ao CONARE (Comitê Nacional para Refugiados) para subsidiar a avaliação da pertinência de se conceder a condição de refúgio a uma pessoa solicitante. Adicionalmente, oferece prestação de assessoria a quaisquer questões de cunho jurídico das pessoas solicitantes de refúgio, inclusive apoio na reunificação familiar. Trabalha também com fiscalização de denúncias, palestras, participação em comitês e comissões, formação de rede de proteção e articulação com órgãos públicos.

Assistência Social

Colaboração com as necessidades básicas emergenciais das pessoas solicitantes e dos refugiados, tais como, o primeiro albergamento, o encaminhamento para a documentação de identidade, moradia provisória, cuidados com a saúde e outros encaminhamentos que atendam algumas vulnerabilidades especiais. Em função da vulnerabilidade percebida, também se oferecem assistência material (roupas, kits de higiene pessoal, cobertores) ou ajuda à subsistência financeira inicial.

Integração Local

Orientações que facilitam a integração das pessoas solicitantes e refugiados na sociedade brasileira. Mediante convênio com entidades parceiras, patrocinam-se cursos de português, universitários e profissionalizantes e se oferece orientação para a inclusão de crianças e jovens no ensino regular, reconhecimento de documentos escolares, validação de diplomas universitários, obtenção de documentos e encaminhamento para trabalho e apoio ao empreendedorismo

Saúde Mental

Atendimento psicológico e psiquiátrico preventivo e terapêutico individual àqueles que desejam, por estarem especialmente debilitados emocionalmente em razão das adversidades sofridas ao longo de todo o processo migratório, que resultou no pedido de refúgio na sua chegada ao Brasil. Quando é o caso, as pessoas também são encaminhadas para tratamento de saúde em outras entidades.

Equipe

Presidente: Cardeal Odilo Pedro Scherer
Diretor: Diácono Márcio José Ribeiro
Vice-Diretor: Pe. Marcelo Maróstica Quadro
Diretor-Financeiro: Fábio Henrique Krubiniki
Vice-Diretor Financeiro: Carlos Augusto de Oliveira Camargo
Secretária: Fabrícia Paes
Vice-secretária: Maria Inês Leandro
Conselho Fiscal: Diácono Orlando Luciano da Silva, Ricardo Lanzoni e Diácono Rogério Lopes Camargo