Equipe da CASP visita abrigo Terra Nova em São Paulo

11.04.2017

Na última semana, parte da equipe do Centro de Referência para Refugiados da CASP visitou a Casa de Passagem Terra Nova. Fomos recebidos pelo gestor da casa, José Roberto Mariano, que nos mostrou as instalações e contou um pouco sobre o trabalho que eles fazem no acolhimento de refugiados e vítimas de tráfico humano. 

 No abrigo Terra Nova as pessoas acolhidas recebem apoio psicológico, jurídico, aulas de português, além de terem direito à alimentação três vezes ao dia e lá também recebem itens de higiene e medicamentos. Os moradores participam de diversas atividades que têm como finalidade integrar as pessoas e informar sobre a cultura brasileira. 

 Como o próprio nome diz, trata-se de uma casa de passagem e os moradores só podem permanecer durante um período de transição que dura de 3 a 6 meses. Neste tempo, todos os profissionais da casa se dedicam a preparar os acolhidos para o mercado de trabalho e os ajudam na procura de oportunidades. A casa recebe pessoas de diferentes gêneros e faixas etárias, mas José Roberto ressalta que o trabalho que fazem no acolhimento de mulheres com filhos é a grande demanda.

 A Casa de Passagem Terra Nova é um dos parceiros da Caritas e a nossa equipe ficou muito feliz pela oportunidade da vista. Para saber mais sobre o trabalho da Casa de Passagem Terra Nova, veja o vídeo abaixo.

 

 

Por Renata Tárrio